Katecô
Sempre é preciso avivar e até mesmo criar memória, num país onde tudo ou quase tudo se desfaz em vagas lembranças. Entendemos que a dança mais que uma profissão é um modo de vida e através dela, a dança, histórias pessoais e memórias de esquecimento, podem ser contadas. Assim, o corpo que dança encontra um eco particular neste contexto repleto de memórias e vivências e constrói seu gesto dramático à procura do que está e o que não está mais, do que desapareceu.
Katecô se alarga então, por meio da sua trama corpórea, em entregas e narrativas, sempre mais intensas, por exigência das interrogações que lança sobre o presente e à da procura da partitura perfeita da memória, seja coletiva ou pessoal.
Como se relaciona arte com vida?
O corpo que dança remete-nos então para a vulnerabilidade dessa vida, da nossa vida e do mundo em que vivemos. Em tudo isso, está o lugar político que a arte ocupa, no encontro da dança com o mundo, lá onde as relações se tecem.
Quando o corpo é Dança ele demonstra a subjetividade da pessoa que dança e sua memória, se oferece à nossa percepção, a partir do corpo em movimento, seja na produção da obra coreográfica, improvisação e ou em performance de Arte, assim direciona o que nos pode tocar, estimular nossa sensibilidade e ressoar no imaginário.
Além da cultura do corpo que a expressa, Katecô extrapola seus limites e engendra narrativas de temporalidade, senioridade, oralidade e ancestralidade, numa pegada contemporânea. A partir desta Dança Afro Contemporânea e numa relação particular entre vários tempos, Katecô, o que interpela o tempo, propõe então este mergulho poético em nossas memórias e lugar no mundo, para provocar em quem assiste a vontade de remeter-se numa multiplicidade de sentidos também, seus próprios sentidos, mesmo que já desfeitos em vagas lembranças.
FICHA TÉCNICA
Direção: Denise Zenicola
Assistente de Direção: Débora Campos
Direção Musical e Percussão: Marcos Rum
Direção de Edição Musical: Chico Rota
Bailarinos/Performers:
Álvaro Santos, Débora Campos, Gisele Alves, Ivana D'Rosevita, Judson
Luis, Amaury Lorenzo.
Preparação Corporal: Denise Zenicola, Débora Campos
Figurino e Adereço: Léa Schmidt (2017) e Mirian Meee (2016)
Desenho e Operação de Luz: Isabela Castro
Operação de Som: Tainá Louven
Cenotécnico: Derô Martins
Arte Gráfica e Videos: Renata Giannattasio
Assessoria de Imprensa: Claudia Bueno
Direção de Produção: Tainá Louven
TEMPORADAS
(2020)
Circuito SESC de Dança – SESC Madureira – RJ
Circuito SESC de Dança – SESC Quitandinha – RJ
(2019)
I Simpósio de Antropologia da Dança/UFSC – Teatro Guarapuvu, Florianópolis – SC
Abertura do Mês da Consciência Negra –Teatro Cacilda Becker – RJ
Centro Coreográfico do Rio de Janeiro apresentação na Residência Artística – RJ
(2018)
Mês da Consciência Negra – Teatro Cacilda Becker – RJ
Sarau das Artes – Teatro da UFF – RJ
8º. Interculturalidades – Teatro da UFF – RJ
I COLOFEST – Povos Tradicionais – Teatro João Caetano – RJ
Sarau da Resistência – Teatro da UFF – RJ
(2017)
Memorial Getúlio Vargas – RJ
Teatro da IFF – Campos – RJ
Teatro Palcão – Unirio – RJ
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – Tijuca – RJ
(2016)
Arena Jovelina Pérola Negra – Pavuna – RJ
Parque das Ruínas – Santa Teresa – RJ
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – Tijuca – RJ
Museu de Arte do Rio – MAR – RJ