Mirada

Uma performance de Karol Schittini

Inspirada na escultura arqueológica La Dama de Elche 

MIRADA é uma performance-instalação solo, que se utiliza das linguagens do teatro, da dança e do audiovisual. O argumento vem da polêmica onda migratória de refugiados da África e do Oriente Médio, no momento em que as nações buscam novamente afirmar suas identidades culturais e étnicas. A cena está inspirada em uma misteriosa escultura arqueológica, na qual o busto de uma mulher traduz a milenar migração dos povos e a formação multi-miscigenada da Península Ibérica.

SINOPSE

La Dama de Elche foge do museu numa madrugada. Já vem o amanhecer e ela precisa entrar de volta na sua vitrine. À medida que vai recordando, viaja por séculos, titubeando entre fatos históricos e sua própria biografia. Mas o seu tempo está terminando! Ela tem que voltar a ser novamente um busto de pedra…

PROPOSTA DE ENCENAÇÃO

A atriz interatua com o público desde a entrada da plateia, alternando com a instalação, que é a vitrine de exposição do busto no museu. Dança com as projeções, e com a saia que se transforma, a enterra, desenterra, é o pedestal. Mesmo sendo confusas as recordações que lhe vêm em meio a madrugada, ela precisa dissolver suas questões: de imigrante, e de mulher principalmente, petrificada, impotente, consequências de guerras.

ARGUMENTAÇÃO FINAL

Ao invocar nossos antepassados ibéricos através da introdução de caracteres de dança, de música, de trajes, e de imagens projetadas, ainda que híbridos, é a maneira de se aproximar dessa ascendência brasileira. Normalmente, a leitura que se faz da figura do colonizador europeu deriva somente dos aspectos religiosos ou profanos processados unicamente como ‘homem branco’, desprovido de qualquer tipo de mestiçagem.

FICHA TÉCNICA

Criação e Atuação: Karol Schittini

Direção e Dramaturgia: Zeca Ligiéro

Direção de Movimento: Denise Zenícola

Trilha Sonora: Chico Rota

Projeções: Letícia Pantoja

Cenografia: Dodô Giovanetti

Cenotécnico: Dio Jaime Cavalcanti/ Renata Andrade

Fotografia: Santiago Harte/ Cristiano Pepi/ Michel Schettert

Suporte de Peluquería: Mona Magalhães

Investigação e Realização: NEPAA (Núcleo de Estudios y Performances Afro-Amerindias)

Produção: Tupiniquim Produções Artísticas