Mirada
Uma performance de Karol Schittini
Inspirada na escultura arqueológica La Dama de Elche
MIRADA é uma performance-instalação solo, que se utiliza das linguagens do teatro, da dança e do audiovisual. O argumento vem da polêmica onda migratória de refugiados da África e do Oriente Médio, no momento em que as nações buscam novamente afirmar suas identidades culturais e étnicas. A cena está inspirada em uma misteriosa escultura arqueológica, na qual o busto de uma mulher traduz a milenar migração dos povos e a formação multi-miscigenada da Península Ibérica.
SINOPSE
La Dama de Elche foge do museu numa madrugada. Já vem o amanhecer e ela precisa entrar de volta na sua vitrine. À medida que vai recordando, viaja por séculos, titubeando entre fatos históricos e sua própria biografia. Mas o seu tempo está terminando! Ela tem que voltar a ser novamente um busto de pedra…
PROPOSTA DE ENCENAÇÃO
A atriz interatua com o público desde a entrada da plateia, alternando com a instalação, que é a vitrine de exposição do busto no museu. Dança com as projeções, e com a saia que se transforma, a enterra, desenterra, é o pedestal. Mesmo sendo confusas as recordações que lhe vêm em meio a madrugada, ela precisa dissolver suas questões: de imigrante, e de mulher principalmente, petrificada, impotente, consequências de guerras.
ARGUMENTAÇÃO FINAL
Ao invocar nossos antepassados ibéricos através da introdução de caracteres de dança, de música, de trajes, e de imagens projetadas, ainda que híbridos, é a maneira de se aproximar dessa ascendência brasileira. Normalmente, a leitura que se faz da figura do colonizador europeu deriva somente dos aspectos religiosos ou profanos processados unicamente como ‘homem branco’, desprovido de qualquer tipo de mestiçagem.
FICHA TÉCNICA
Criação e Atuação: Karol Schittini
Direção e Dramaturgia: Zeca Ligiéro
Direção de Movimento: Denise Zenícola
Trilha Sonora: Chico Rota
Projeções: Letícia Pantoja
Cenografia: Dodô Giovanetti
Cenotécnico: Dio Jaime Cavalcanti/ Renata Andrade
Fotografia: Santiago Harte/ Cristiano Pepi/ Michel Schettert
Suporte de Peluquería: Mona Magalhães
Investigação e Realização: NEPAA (Núcleo de Estudios y Performances Afro-Amerindias)
Produção: Tupiniquim Produções Artísticas