1. Laboratório Coletivo MUANES Dançateatro: Performances Afro Ameríndias Brasileiras e Danças em Diásporas (Coordenadora)

Coordenado por Denise Zenicola está vinculado ao Instituto de Artes e Comunicação Social IACS, Curso de Produção Cultural, pela UFF, à Pós Graduação em Artes Cênicas – PPGAC da UNIRIO, Núcleo de Estudos das Performances Afro Ameríndias – NEPAA e ao Círculo Antropológico da Dança UFPA – CIRANDA. 

Ano de /formação 2010, na Instituição Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Área Artes.

O Laboratório Coletivo MUANES Dançateatro trabalha em projetos de pesquisa e extensão artística prática e teórica por fontes bibliográficas, memoriais, teorias sobre trabalhos artísticos, colóquios, apresentações públicas e análise da dramaturgia corporal na relação Dançateatro, especialmente de performance africana na cultura brasileira.

Logo, aborda influências na construção de danças e aprofunda estudos sobre a chamada Dança Afro Contemporânea, com recorte para as praticadas na cena artística contemporânea.

Desenvolve ações práticas e teóricas de estudo do movimento e congrega professores das áreas relacionadas com os Estudos da Performance, Dança e Teatro. Implica nesse recorte identificar as mediações e impactos sociais, políticos, cognitivos e tecnológicos na organização da vida cotidiana, utilizando com eixo de análise temática princípios de Estudo da Performance e Dança.

O grupo tem publicação em livros e periódicos científicos e artísticos, participa de eventos nacionais e internacionais. Pretende-se ainda: constituir acervo de referências (já em andamento); articular as pesquisas com iniciativas de pesquisadores de outras universidades.

Promovemos disciplinas eletivas no curso de Produção Cultural.

Relaciona-se com acadêmicos/pesquisadores através do grupo de pesquisa de Estudos da Performance reunidos na ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Coordenado por Denise Zenicola está vinculado ao Instituto de Artes e Comunicação Social, Curso de Produção Cultural, pela UFF e à Pós Graduação em Artes Cênicas – PPGAC da UNIRIO e Nepaa.

Projetos de Pesquisa

Máscaras Decoloniais nas Danças Contemporâneas em Tambores n. 62000
Aprovação: 14/06/2018
Início: 12/03/2018
Perfil: Responsável
Desenvolve reflexões transculturais sobre a cena, tambor e a dança. O debate em grupos sociais diversos, constitui terreno fértil para a análise social e da ação política na cena. Desenvolve epistemologias para acesso de Direitos Culturais na atualidade e como esses refletem nos corpos. Executa Residência Artística no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro; Desenvolve o projeto Encontros de Danças com profissionais da área.

Danças negras e grafismos corporais: deslocamentos no Brasil de origens Congo Angola. N. 60049
Início e Aprovação: 27/04/2017
Financiamento: FAPERJ
Desenvolve estudos de danças africanas no Brasil em recorte para as de origem Bantu. Propõe abordar e identificar influências culturais angolanas na construção das danças afro diaspóricas e assim aprofundar a investigação sobre as danças negras afro descendentes brasileiras. Análise do movimento dançado como identidade da cultura brasileira. Executa Oficinas práticas de Danças de origem Bantu.

Grafismo Corporal Afro Ameríndio – n. 36134
Aprovação e Início 17/11/2014
Perfil: Responsável
Propõe através de pesquisa delimitada dos séculos XVIII à atualidade abordar e identificar influências na construção de danças para aprofundar estudo sobre a chamada Dança Negra Afro Descendente brasileira, com recorte para as praticadas na cena artística contemporânea. Executa Rodas de Conversas.

4. Residências e Cursos

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO CALOUSTE GULBENKIAN 2016 e 2019
Residência Artística com o Coletivo Muanes Dançateatro junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO CENTRO COREOGRÁFICO – 2018 e 2019
Residência Artística com o Coletivo Muanes Dançateatro junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

MÁSCARAS DECOLONIAIS – Residência 2018
Residência de Pesquisa e Extensão MÁSCARAS DECOLONIAIS nas Danças Contemporâneas em Tambores, tem como meta a premissa, “o futuro que a gente pode desenhar no corpo a partir de experiência do tambor”, para tal, propõe abordar, princípios da Colonialidade das danças praticadas na cena contemporânea, através de práticas de oficinas de Dança, processos de criação coreográfica, ateliê de movimento/gesto/tambor para a cena e apresentações coreográficas, nos espaços propostos. O Projeto extensionista tem sua relevância na perspectiva acadêmica e social garantida pelo atendimento e aproximação de um público formado por alunos da UFF em geral e artistas das duas cidades, será sediado na UFF, Universidade Federal Fluminense, no Campus IACS e terá ações desenvolvidas também no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

ENCENAÇÃO E PERFORMANCE AFRO AMERÍNDIA – PPGAC UNIRIO 2017.1
Aulas de projeto de Extensão PPGAC UNIRIO 2017.1

QUANDO TOCA O TAMBOR I e II 2013 a 2014
Residência QUANDO TOCA O TAMBOR desenvolve uma reflexão coletiva, debate a residência e Intervenção Cultural no Campus de Rio das Ostras em processo de convivência memória e discussão de performance afro brasileira. 2013

CIRCULAÇÃO LITERÁRIA CANTO DOS CONTOS 2011 a 2012
Circulação com a obra Carolina O Luxo de Lixo
APRESENTAÇÕES e Direção/Circulação da peça teatral Carolina, o Luxo do Lixo com o ator Wilson Rabelo em Sacramento, Uberaba, Belo Horizonte e Brasília.

CASA DAS MIL CASAS 2011
Programa de integração dos Projetos de Extensão na PROEX em 2010: Educação Patrimonial de Barra de São João, vinculado ao curso de Produção Cultural e Viajantes do Tempo; passado de cada um futuro de todos nós. Ambos vinculados `a Faculdade de Educação Cadastrado na Proex desde 2008.

RESIDÊNCIA DANÇA AFRO BRASILEIRA NA TOCOLÂNDIA 2011 a 2012
Projeto de Extensão que desenvolve atividades de aulas de Dança Afro Brasileira e apresenta discussões teóricas sobre a cultura afro brasileira, sua gestualidade nas danças. O Projeto propõe a reflexão da gestualidade das culturas Bantu e Yorubá na construção da identidade do povo brasileiro.

RESIDÊNCIA ESTÉTICA EM PONTO DE CULTURA 2010
Este projeto estabelece parceria da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura e do INDEC-INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL, com o projeto extensionista de residência artística em Ponto de Cultura. A Interação Estética objetiva apoiar diferentes segmentos artísticos por meio do intercâmbio cultural e estético entre artistas do campo da arte e a rede de Pontos de Cultura.

(incluir vídeo- prêmio resid estética)

5. Disciplinas

2020
1/2020 ANTROPOLOGIA DA DANÇA – PPGAC / UNIRIO
1/2020 FUNDAMENTOS DA DANÇA A1
1/2020 DIREÇÃO DE ENCENAÇÃO
2/2020 PERFORMANCE E ANTROPOLOGIA NA DANÇA – PPGAC / UNIRIO

2019
1/2019 FUNDAMENTOS DA DANÇA A1
1/2019 FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES CÊNICAS A1 PRESENCIAL 60
2/2019 FUNDAMENTOS DA DANÇA A1 PRESENCIAL 60 0 0
2/2019 ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DAS FORMAS TEATRAIS A1 PRESENCIAL 60 0 0 15

2018
1/2018 FUNDAMENTOS DA DANÇA A1 PRESENCIAL 60 0 0 0
1/2018 DANCA E PRODUCAO CULTURAL A1 PRESENCIAL 45 0 00
2/2018 ARTES ETNICAS A1 PRESENCIAL 30 0 0 0
2/2018 FUNDAMENTOS DA DANÇA A1 PRESENCIAL 60 0 0 0
2/2018 POESIA E(M) PERFORMANCE A1 PRESENCIAL 30 15 0 0

2017
1/2017 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 PRESENCIAL
1/2017 ESTÁGIO EM PRODUÇÃO CULTURAL I R1 PRESENCIAL
1/2017 ESTÁGIO EM PRODUÇÃO CULTURAL II R1 PRESENCIAL
1/2017 TRABALHO FINAL I RE PRESENCIAL
1/2017 TRABALHO FINAL II RE PRESENCIAL

2016
2/2016 FUNDAMENTOS DA DANCA R1 GRA 60 0 0 10 1 – 26 382876 – 2
2/2016 ARTES ÉTNICAS R1 GRA 30 0 0 12 82868 – 20
2/2016 TRABALHO FINAL I RE GRA 0 150 0 160

2015
1/2015 FUNDAMENTOS DA DANCA R1 GRA 60 0 0 20 82868-33
1/2015 ARTES ÉTNICAS R1 GRA 30 0 0 20 82868-22
1/2015 CENOGRAFIA I R1 GRA 30 0 0 10 82868-26
1/2015 TRABALHO FINAL I RE GRA 0 150 0 0 82868-1
1/2015 TRABALHO FINAL II RE GRA 0 210 0 0

2014
1/2014 DIRECAO ARTISTICA R1 GRA 60 0 0 25 82868-21
1/2014 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 20 82868-36
2/2014 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 22 82868-33
2/2014 TÉCNICAS DE DANÇA R1 GRA 60 0 0 22 82868-5
1/2014 TÉCNICAS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 18

2013

1/2013 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 20 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS) 32
1/2013 DIRECAO ARTISTICA R1 GRA 60 0 0 20 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS) 29
2/2013 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 20 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS) 34
2/2013 DIREÇÃO DE ARTE III R1 GRA 60 0 0 25 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS)

2012
1/2012 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 18 31
2/2012 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 0 31
2/2012 DIRECAO ARTISTICA R5 GRA 60 0 0 25 21
1/2012 TÉCNICAS DE DANÇA R1 GRA 60 0 0 8

2011
2/2011 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 20 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS)
2/2011 DRAMATURGIA EM DANÇA TEATRO R1 GRA 30 30 0 35 PRODUÇÃO CULTURAL 0 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS)
1/2011 ESTÁGIO EM PRODUÇÃO CULTURAL I R1 GRA 0 0 120 60 PRODUÇÃO CULTURAL 8 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS)
1/2011 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 48 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS)

2010
1/2010 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 40 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS)
1/2010 PROJETO CULTURAL III R1 GRA 60 0 0 32 Produção Cultural 3 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS)
1/2010 TEATRO E PRODUCAO CULTURAL R1 GRA 45 0 0 42 PRODUÇÃO CULTURAL(RIO DAS OSTRAS) 14 Produção Cultural
2/2010 DIRECAO DE ESPETACULO R1 GRA 60 0 0 52 Produção Cultural 3 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS)
2/2010 FUNDAMENTOS DO TEATRO R1 GRA 60 0 0 28 Produção Cultural 1 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS)
2/2010 PROJETO CULTURAL III R1 GRA 60 0 0 28 PRODUÇÃO CULTURAL (RIO DAS OSTRAS) 14 Produção Cultural 2