1. Laboratório Coletivo MUANES Dançateatro: Performances Afro Ameríndias Brasileiras e Danças em Diásporas (Coordenadora)

Coordenado por Denise Zenicola está vinculado ao Instituto de Artes e Comunicação Social IACS, Curso de Produção Cultural, pela UFF, à Pós Graduação em Artes Cênicas – PPGAC da UNIRIO, Núcleo de Estudos das Performances Afro Ameríndias – NEPAA e ao Círculo Antropológico da Dança UFPA – CIRANDA. 

Ano de /formação 2010, na Instituição Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, Área Artes.

O Laboratório Coletivo MUANES Dançateatro trabalha em projetos de pesquisa e extensão artística prática e teórica por fontes bibliográficas, memoriais, teorias sobre trabalhos artísticos, colóquios, apresentações públicas e análise da dramaturgia corporal na relação Dançateatro, especialmente de performance africana na cultura brasileira.

Logo, aborda influências na construção de danças e aprofunda estudos sobre a chamada Dança Afro Contemporânea, com recorte para as praticadas na cena artística contemporânea.

Desenvolve ações práticas e teóricas de estudo do movimento e congrega professores das áreas relacionadas com os Estudos da Performance, Dança e Teatro. Implica nesse recorte identificar as mediações e impactos sociais, políticos, cognitivos e tecnológicos na organização da vida cotidiana, utilizando com eixo de análise temática princípios de Estudo da Performance e Dança.

O grupo tem publicação em livros e periódicos científicos e artísticos, participa de eventos nacionais e internacionais. Pretende-se ainda: constituir acervo de referências (já em andamento); articular as pesquisas com iniciativas de pesquisadores de outras universidades.

Promovemos disciplinas eletivas no curso de Produção Cultural.

Relaciona-se com acadêmicos/pesquisadores através do grupo de pesquisa de Estudos da Performance reunidos na ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Coordenado por Denise Zenicola está vinculado ao Instituto de Artes e Comunicação Social, Curso de Produção Cultural, pela UFF e à Pós Graduação em Artes Cênicas – PPGAC da UNIRIO e Nepaa.

2. Projetos de Pesquisa

Máscaras Decoloniais nas Danças Contemporâneas em Tambores n. 62000
Aprovação: 14/06/2018
Início: 12/03/2018
Perfil: Responsável
Desenvolve reflexões transculturais sobre a cena, tambor e a dança. O debate em grupos sociais diversos, constitui terreno fértil para a análise social e da ação política na cena. Desenvolve epistemologias para acesso de Direitos Culturais na atualidade e como esses refletem nos corpos. Executa Residência Artística no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro; Desenvolve o projeto Encontros de Danças com profissionais da área.

Danças negras e grafismos corporais: deslocamentos no Brasil de origens Congo Angola. N. 60049
Início e Aprovação: 27/04/2017
Financiamento: FAPERJ
Desenvolve estudos de danças africanas no Brasil em recorte para as de origem Bantu. Propõe abordar e identificar influências culturais angolanas na construção das danças afro diaspóricas e assim aprofundar a investigação sobre as danças negras afro descendentes brasileiras. Análise do movimento dançado como identidade da cultura brasileira. Executa Oficinas práticas de Danças de origem Bantu.

Grafismo Corporal Afro Ameríndio – n. 36134
Aprovação e Início 17/11/2014
Perfil: Responsável
Propõe através de pesquisa delimitada dos séculos XVIII à atualidade abordar e identificar influências na construção de danças para aprofundar estudo sobre a chamada Dança Negra Afro Descendente brasileira, com recorte para as praticadas na cena artística contemporânea. Executa Rodas de Conversas.

Vídeos de Projetos

Lives

SEMINÁRIO DE ESTUDO DA ENCENAÇÃO POSSÍVEL | OUTRO TEATRO | 26/08/20

08/10/2020 – Encontros de Danças – Performances em Danças Negras – CCO / UFF – 2020 Data: 10/10/2020
Denise Zenicola – Vera Lopes – Calé Miranda

MASK, Processos, Pesquisas e Criação em Dança com Denise Zenicola e Gik Alves – UFRJ / NUDAFRO / UFF / Coletivo Muanes 11/05/2021

MASK | Processos, Pesquisa e Criação em Dança com Denise Zenicola e Debora Campos – UNIRIO / UFF / Nepaa / Coletivo Muanes 08/04/2021

NÚCLEO DE ATORES – NA RODA convida / COLETIVO MUANES DANÇA TEATRO / MEMÓRIAS DO CORPO – CCO – UFF
05/03/21

SEMINÁRIO DE ESTUDO DA ENCENAÇÃO E PERFORMANCE AFRO-AMERÍNDIA | NEPAA-UNIRIO – EP. 01_03/03/21

SEMINÁRIO DE ESTUDO DA ENCENAÇÃO E PERFORMANCE AFRO-AMERÍNDIA | NEPAA-UNIRIO – EP. 02_10/03/21

SEMINÁRIO DE ESTUDO DA ENCENAÇÃO E PERFORMANCE AFRO-AMERÍNDIA | NEPAA-UNIRIO – EP. 05_31/03/21

SEMINÁRIO DE ESTUDO DA ENCENAÇÃO E PERFORMANCE AFRO-AMERÍNDIA | NEPAA-UNIRIO – EP. 06_07/04/21

3. Residências artísticas e Cursos Livres

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO CALOUSTE GULBENKIAN 2016 e 2019
Residência Artística com o Coletivo Muanes Dançateatro junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO CENTRO COREOGRÁFICO – 2018 e 2019
Residência Artística com o Coletivo Muanes Dançateatro junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

MÁSCARAS DECOLONIAIS – Residência 2018
Residência de Pesquisa e Extensão MÁSCARAS DECOLONIAIS nas Danças Contemporâneas em Tambores, tem como meta a premissa, “o futuro que a gente pode desenhar no corpo a partir de experiência do tambor”, para tal, propõe abordar, princípios da Colonialidade das danças praticadas na cena contemporânea, através de práticas de oficinas de Dança, processos de criação coreográfica, ateliê de movimento/gesto/tambor para a cena e apresentações coreográficas, nos espaços propostos. O Projeto extensionista tem sua relevância na perspectiva acadêmica e social garantida pelo atendimento e aproximação de um público formado por alunos da UFF em geral e artistas das duas cidades, será sediado na UFF, Universidade Federal Fluminense, no Campus IACS e terá ações desenvolvidas também no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

ENCENAÇÃO E PERFORMANCE AFRO AMERÍNDIA – PPGAC UNIRIO 2017.1
Aulas de projeto de Extensão PPGAC UNIRIO 2017.1

QUANDO TOCA O TAMBOR I e II 2013 a 2014
Residência QUANDO TOCA O TAMBOR desenvolve uma reflexão coletiva, debate a residência e Intervenção Cultural no Campus de Rio das Ostras em processo de convivência memória e discussão de performance afro brasileira. 2013

CIRCULAÇÃO LITERÁRIA CANTO DOS CONTOS 2011 a 2012
Circulação com a obra Carolina O Luxo de Lixo
APRESENTAÇÕES e Direção/Circulação da peça teatral Carolina, o Luxo do Lixo com o ator Wilson Rabelo em Sacramento, Uberaba, Belo Horizonte e Brasília.

CASA DAS MIL CASAS 2011
Programa de integração dos Projetos de Extensão na PROEX em 2010: Educação Patrimonial de Barra de São João, vinculado ao curso de Produção Cultural e Viajantes do Tempo; passado de cada um futuro de todos nós. Ambos vinculados `a Faculdade de Educação Cadastrado na Proex desde 2008.

RESIDÊNCIA DANÇA AFRO BRASILEIRA NA TOCOLÂNDIA 2011 a 2012
Projeto de Extensão que desenvolve atividades de aulas de Dança Afro Brasileira e apresenta discussões teóricas sobre a cultura afro brasileira, sua gestualidade nas danças. O Projeto propõe a reflexão da gestualidade das culturas Bantu e Yorubá na construção da identidade do povo brasileiro.

RESIDÊNCIA ESTÉTICA EM PONTO DE CULTURA 2010
Este projeto estabelece parceria da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura e do INDEC-INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL, com o projeto extensionista de residência artística em Ponto de Cultura. A Interação Estética objetiva apoiar diferentes segmentos artísticos por meio do intercâmbio cultural e estético entre artistas do campo da arte e a rede de Pontos de Cultura.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO CENTRO COREOGRÁFICO – 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024, 2025
Residência Artística com o Coletivo Muanes Dançateatro junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO CALOUSTE GULBENKIAN 2016 e 2019
Residência Artística com o Coletivo Muanes Dançateatro junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

(incluir vídeo- prêmio resid estética)

4. Disciplinas

2025 UNIRIO – PPGAC
TEATRO INDIANO E RASABOXES
2025 UFF IACS NITEROI
FUNDAMENTOS DA DANÇA, VIDEOARTE

2024 UNIRIO – PPGAC
2/2024 PROCESSOS E MÉTODOS DE CRIAÇÃO CÊNICA- PESQUISA EM ARTES CÊNICAS (MESTRADO)
2024 UFF IACS NITEROI
FUNDAMENTOS DA DANÇA, POESIA (EM) PERFORMANCE, VIDEOARTE

2023 UNIRIO – PPGAC
1/2023 SEMINÁRIO DE TESE
2/2023 PERFORMANCES: CORPOS, IMAGENS, LINGUAGENS, CULTURAS
2023 PPGPDAN ANGEL VIANNA
SEMINÁRIO AVANÇADO DE DANÇA
2023 UFF IACS NITEROI
FUNDAMENTOS DO TEATRO, FUNDAMENTOS DA DANÇA

2022 UNIRIO – PPGAC
2/2022 ESTUDOS AVANÇADOS EM PERFORMANCE – Performance e Antropologia na Dança: Cena, Festa e Ritual
2022 UFF IACS NITERÓI
FUNDAMENTOS DO TEATRO, TEORIAS DA ARTE

2021 UFF IACS NITEROI
FUNDAMENTOS DO TEATRO, TEORIAS DA ARTE

2020 UNIRIO – PPGAC
1/2020 ANTROPOLOGIA E PERFORMANCE NA DANÇA AFRO AMERÍNDIA
2/2020 PERFORMANCE E ANTROPOLOGIA NA DANÇA: CENA, FESTA E RITUAL
2020 UFF IACS NITEROI
FUNDAMENTOS DA DANÇA, DIREÇÃO DO ESPETÁCULO, TEORIAS DA ARTE

2019 UFF IACS NITEROI
FUNDAMENTOS DA DANÇA, FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES CÊNICAS, ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DAS FORMAS TEATRAIS

2018 UFF IACS NITEROI
FUNDAMENTOS DA DANÇA, DANÇA E PRODUÇÃO CULTURAL, ARTES ÉTNICAS, POESIA (EM) PERFORMANCE

2017 UFF RIO DAS OSTRAS
FUNDAMENTOS DO TEATRO, ESTÁGIO EM PRODUÇÃO CULTURAL I, ESTÁGIO EM PRODUÇÃO CULTURAL II, TRABALHO FINAL I e II

2016 UFF RIO DAS OSTRAS
FUNDAMENTOS DA DANÇA, ARTES ÉTNICAS, TRABALHO FINAL I

2015 UFF RIO DAS OSTRAS
FUNDAMENTOS DA DANÇA, ARTES ÉTNICAS, CENOGRAFIA I, TRABALHO FINAL I e II

2014 UFF RIO DAS OSTRAS
DIREÇÃO ARTÍSTICA, TÉCNICAS DO TEATRO, FUNDAMENTOS DO TEATRO, TÉCNICAS DE DANÇA

2013 UFF RIO DAS OSTRAS
FUNDAMENTOS DO TEATRO, DIREÇÃO ARTÍSTICA, DIREÇÃO DE ARTE III

2012 UFF RIO DAS OSTRAS
FUNDAMENTOS DO TEATRO, TÉCNICAS DE DANÇA, DIREÇÃO ARTÍSTICA

2011 UFF RIO DAS OSTRAS
ESTÁGIO EM PRODUÇÃO CULTURAL I, FUNDAMENTOS DO TEATRO, DRAMATURGIA EM DANÇA TEATRO

2010 UFF RIO DAS OSTRAS
FUNDAMENTOS DO TEATRO, PROJETO CULTURAL III , TEATRO E PRODUÇÃO CULTURAL, DIREÇÃO DE ESPETÁCULO

UFF Porão

UFF Corvo

I SICLA TEATRO KIRIE RO UFF R0 2013

Inelutável

Mude