Performance e Ritual:
A Dança das Iabás no Xirê

A dança dos orixás femininos é o tema principal deste livro.

Conjugando estudos específicos da dança, antropologia, psicologia, literatura e música, a autora conduz o leitor por meio deste rico universo dos arquétipos femininos: Iansã, Oxum, Iemanjá e Obá, as Iabás, deusas geradoras e protetoras das tradições afro-brasileiras. Denise Zenicola destaca, em cada uma, seus elementos, suas virtudes, suas armas, suas delicadezas, e como tudo isso se expressa pelo movimento no espaço, decifrando de forma clara muitos enigmas que são desconhecidos até para os iniciados.

A obra também enfatiza a importância do papel da mulher dentro do candomblé, estabelecendo uma ponte entre a religião e a sociedade.

Editora: FAPERJ/Mauad

Ano: 2014

Páginas:128

ISBN: 9788574786742

Performance e Dramaturgia

Na criação da cena dançada, de fundo dramatúrgico, a ação tende a misturar-se com o movimento e, normalmente inicia a partir de alguma qualidade de movimento, da dança em questão. Desta forma, a atenção fixa-se e inicia no corpo do bailarino/ator/pesquisador. O corpo do bailarino/pesquisador seleciona, secciona, recompõe o movimento, por isso, é fundamental conhecer a dramaturgia deste corpo que dança, antes do coreógrafo/diretor propor uma dramaturgia estrangeira para a dança dele. Só assim é possível buscar referenciais corporais para que o bailarino/ator/pesquisador possa desenvolver de forma mais eficaz seu trabalho criativo e pessoal. A questão física ganha destaque, torna-se início e memória da emoção e tensão dramatúrgica do corpo.

“O corpo humano é um local de relação entre paixão e ação, entre impressão e expressão, entre percepção e movimento. É uma tela de projeção para obsessões imaginárias e o instrumento próximo às fantasias pressionando para serem encarnadas e realizadas. O corpo oscila; ele não é inteiramente um campo, não inteiramente um meio. Ele pode ser descrito e ele pode falar. Ele flutua.” (Kamper, 1988, p. 46).

Editora: Académica Espanhola

Ano: 2018

Máscaras Decoloniais: dança e performance

Estes ensaios, de diferentes maneiras, apresentam estudos independentes sobre danças e o que estas tocam. Na teimosia de existir, são pequenas reflexões de danças contemporâneas praticadas na precariedade do cotidiano. Há um focar aqui do que a dança vibra e marca na cena: o seu DNA, que fica impresso enquanto dança contemporânea, dramaturgia da dança, ritual, memória, ancestralidade numa perspectiva afro diaspórica. 

A pesquisa, que gerou estes ensaios, investiga as relações entre a dança, corpo e dramaturgia do corpo foi desenvolvida nas fases práticas de residências artísticas, montagens e temporadas dos espetáculos criados pelo Coletivo Muanes Dançateatro: Iya Mi Agbá, Ubu Ações, Medusa, Cadinho de Samba, O Rio de Muane, Mamiwata, Katecô e Mask.

Na pesquisa das teorias em dança interessam princípios de Afro Diaspora, Hibridismos, Decolonialidade em processos de resistência dançada das populações afrodiaspóricas brasileiras. Nas Ecologias de Saberes destaco vínculos com o tradicional, o que na cena alcança potência, reforça crenças e revela a pujança dos saberes, para assim tocar em correntezas profundas e capturar o gesto e o sentido do gesto.

Editora: Mauad

Ano: 2020

Tese Doutoral: Samba de Gafieira: performance da ginga

Resumo

Este trabalho propõe a análise da dança enlaçada social Samba de Gafieira, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro desde 1920, considerando sistemas e redes de relações de cultura apresentados na performance do corpo e aprofundar um estudo nos caminhos de inserção das danças afro-brasileiras na cultura da cidade.

 Nesta pesquisa pretendo demonstrar que a performance da dança do Samba de Gafieira, enquanto acontecimento social, atua afirmando a cultura afro-brasileira na Dança de Salão.

Samba de Gafieira – uma forma urbana de dançar o Samba, surgida no início do século XX em espaços populares e majoritariamente negros, difunde-se nas festas populares da cidade, rompe reservas e preconceitos, populariza-se na sociedade.    Interação da dança negra com algumas características da dança europeia, praticada como entretenimento social, sedimenta-se como um jeito de ser da cidade e do carioca funciona como suporte para que uma ginga corporal específica, de raízes negras, seja evidenciada.

Abstract 

This work proposes the analysis of the enlace dance social Samba of Gafieira, that occurs in the city of Rio De Janeiro since 1920, considering systems and nets of relations of culture presented in the performance of the body and to deepen a study in the ways of insertion of the dances afro-Brazilians in the culture of the city.

This research intends to demonstrate that the performance of social dance Samba de Gafieira, while social event, acts affirming the Afro-Brazilian culture in ball dance. “Samba de Gafieira” – an urban form of dancing samba, originated in the beginning of XX th century in popular spaces and in majority among Afro-descendents, spread out through popular parties in the city, overcame reservations and prejudices, turn popular in society. Interaction of black dance with some characteristics of European dance, practiced as social entertainment, it consolidates as a way of life of the city and of the person who lives there and works as a support for a specific body swing, of black roots, to be evidenced.